Uma imagem do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, projetado como uma escultura contra o céu alaranjado do entardecer na Baía da Guanabara foi a vencedora da etapa Brasil do concurso internacional Wiki Loves Monuments Brasil, organizado pela enciclopédia online para aumentar o acervo de fotos gratuitas e adicionar novos ângulos de monumentos já registrados em todo o mundo.
De autoria de Bruno Tamm Rabello, a foto foi a escolhida entre mais de 13 mil imagens de monumentos e sítios históricos enviadas por 122 fotógrafos profissionais e amadores.
As dez melhores imagens da etapa nacional vão representar o Brasil na etapa internacional do concurso Wiki Loves Monuments, que em 2022 elegeu uma foto do Gabinete Português de Leitura, no Rio, como a vencedora global.
Conheça as fotos de monumentos vencedoras da etapa Brasil
O concurso da Wikipédia estabelece uma lista de ‘alvos’ para os fotógrafos, com o objetivo de complementar o acervo de imagens gratuitas da biblioteca online.
Este ano as imagens enviadas retrataram monumentos de 146 cidades de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Foram 1.357 registros, dos quais 965 inéditos, garantindo imagens de locais que não contavam com uma foto na biblioteca.
Entre as 10 melhores de 2023 o Estado do Rio de Janeiro se destacou, com cinco fotos escolhidas pelo júri, como a do Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
Inaugurado em 2015, fica na Praça Mauá, no centro da cidade, e foi a estrela da revitalização da zona portuária do Rio para as Olimpíadas de 2016.
A instituição é dedicada às ciencias, com exposições e atividade que exploram as grandes transformações experimentadas pelo mundo e diferentes caminhos que se abrem para o futuro.
O prédio majestoso e sua localização estratégica, às margens da Baía de Guanabara, o fizeram uma nova referência na paisagem carioca.
2º lugar: Estátua de Pixinguinha, Rio de Janeiro, por Donatas Dabravolskas
O segundo colocado da etapa Brasil do concurso de fotos de monumentos é o fotógrafo lituano radicado no Brasil Donatas Dabravolskas.
Ano passado ele venceu a etapa global do Wiki Loves Monuments com uma foto do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro.
Este ano sua foto retrata a estátua de Pixinguinha (1897-1983), músico carioca e compositor do famoso choro ‘Carinhoso’, que está localizada na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro.
Leia também | Brasil vence concurso global de fotos de monumentos; conheça a campeã e as melhores do mundo
3º lugar: Igreja e Praça da Sé, Olinda/PE, por Hans von Manteuffel
Um drone capturou a imagem da Praça da Sé com a igreja de mesmo nome cercada por milhares de foliões durante o carnaval de Olinda, Pernambuco. A Igreja da Sé, fundada em 1540, é a maior do século XVI do Brasil e a mais antiga de Olinda.
4º lugar: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Pirenópolis/GO, por Rossyni Pina
Um detalhe da frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário enfeitada para as celebrações da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, ficou com o quatro lugar entre as melhores imagens de monumentos na etapa Brasil do Wiki Loves Monuments 2023.
5º lugar: Fazenda Brejão, Casa Branca/SP, por Vladimir Benincasa
A Fazenda Brejão foi inaugurada por volta de 1864 pelo casal Martinho e Veridiana Prado. No século XIX o local foi considerado um dos maiores produtores de café do mundo.
A foto de Vladimir Benincasa faz parte do acervo do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
6º lugar: Monumento às Três Raças, Goiânia/GO, por Msicoli
A imagem do Monumento às Três Raças, cujo nome oficial é Monumento à Goiânia, está localizada na Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira.
Esculpido em bronze e granito por Neusa Morais em 1968, é uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, que deu origem ao povo goiano.
7º lugar: Sítio Arqueológico, Ilha Grande/RJ, por Valdo Gildo
O Sítio Arqueológico na Ilha Grande com um amolador-polidor fixo (conjuntos de marcas resultantes da confecção de objetos polidos, como machados, há mais de três mil anos), foi a imagem classificada em sétimo lugar entre as dez melhores fotos de monumentos da etapa Brasil do concurso.
8º lugar: Estátua de Mahatma Gandhi, Rio de Janeiro, por Estela Neto
A estátua do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi foi inaugurada no Centro do Rio de Janeiro em 1949, um ano após Gandhi ser assassinado. A escultura é do indiano Sankho Chanduri. O ângulo escohido pela fotógrafa é especial, ‘agigantando’ o pacifista que parece maior do que um arranha-céu ao fundo.
9º lugar: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, Laguna/SC, por Rogério Sodré
O nono lugar do concurso de fotos de monumentos foi a imagem da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. A igreja foi construída em três etapas entre os anos de 1696, 1735 e 1894.
Seu fundador foi Domingos de Brito Peixoto, que trouxe uma pequena imagem de Santo Antônio, o santo casamenteiro, para adornar o altar.
10º lugar: Palácio Quitandinha, Petrópolis/RJ, por Wilfredor
Um dos principais pontos turísticos da cidade imperial de Petrópolis, o Palácio Quitandinha, foi construído em 1944 por Joaquim Rolla e Antonio Faustino para ser o maior hotel-cassino da América Latina.
A foto da fachada do prédio foi uma das imagens de monumentos selecionadas entre as vencedoras do Wiki Loves Monuments Brasil 2023.
Em 1946 com a proibição do jogo no Brasil, o Quitandinha teve dificuldades de continuar apenas como hotel. Em 1963 os apartamentos foram vendidos e o prédio foi transformado em um sofisticado condomínio. Atualmente o local, administrado pelo SESC Rio, é um centro cultural.
Melhor imagem do Pará no Wiki Loves Monuments Brasil
Este ano o concurso de fotos premiou também a melhor imagem de um monumento do estado do Pará. O Wiki Loves Pará é um projeto que propõe melhorar a qualidade das informações sobre o estado nas plataformas da Wikipédia.
A foto vencedora foi uma imagem em preto e branco do Mercado da Carne em Belém, capturada por Paul R. Burley.
O Mercado da Carne faz parte do complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso tombado pelo IPHAN, em 1977, que compreende uma área de 35 mil m², com uma série de construções históricas, incluindo o Mercado da Carne, Doca do Ver-o-Peso, Feira do Açaí, Boulevard Castilhos França, Praça Siqueira Campos, Solar da Beira e Mercado Ver-o-Peso.
A imagem, que está disponível sob uma licença livre, captura a beleza arquitetônica e histórica do mercado, que é um dos mais importantes do estado.
Leia também | Brincalhões, delicados e selvagens: fotos premiadas registram a vida real dos animais na natureza